Vale a pena fazer faculdade à distância?

0
604

Com cada vez mais alternativas para estudar e de se manter atualizado, ficou realmente mais fácil aprimorar os conhecimentos e ter melhores oportunidades no mercado de trabalho. Claro que para isso você precisa fazer sua parte, se esforçar e ir em busca desse conhecimento.
Com o avanço das tecnologias, fazer uma faculdade à distância está se tornando mais comum e uma ótima alternativa para alguns casos. Entretanto surge a dúvida: vale a pena fazer faculdade à distância? É o que vamos responder nesse texto agora.

Faculdade à distância: prós e contras

O ensino à distância, popularmente conhecido como EAD, veio para ficar. São muitas vantagens que fazem dessa uma boa opção. Isso inclui também quem está pensando em fazer uma faculdade à distância, que é um curso muito mais completo do que os outros oferecidos.
As vantagens de estudar no formato EAD são a economia de tempo de deslocamento até a instituição, de dinheiro para o transporte e inclusive na mensalidade, já que os valores costumam ser cerca de 30% menores no ensino à distância. O aluno estuda no conforto de sua casa, pode assistir os conteúdos e estudar com mais tranquilidade, sem precisar enfrentar o trânsito e economizando tempo e dinheiro. A instituição de ensino também sai ganhando, já que não precisa oferecer um espaço para todas as aulas que são realizadas, economizando assim na manutenção de sua estrutura.
Dessa foma não há dúvidas que a faculdade à distância vale a pena, certo? No entanto, é importante deixar alguns pontos claros. O primeiro deles é que o Ministério da Educação (MEC) exige que pelo menos alguns exercícios e aulas sejam feitos presencialmente. Nessa caso o curso não será 100% à distância. Claro que a frequência dos encontros será muito menor, mas é importante deixar isso claro.
Além disso,  o EAD exige muita disciplina e organização. Ou seja, se você não controlar seu tempo e se dedicar aos estudos, não vai adiantar se inscrever para uma faculdade EAD.
Caso você esteja preparado para isso, saiba que o MEC reconhece os cursos à distância e que o diploma tem a mesma validade dos cursos presenciais, então você não perde em nada por fazer uma faculdade à distância.

Avalie as possibilidades do ensino à distância
Homem lendo um livro enquanto estuda no notebook.

Avalie as possibilidades

É bem importante pesquisar com calma antes de tomar a decisão de estudar à distância. Pesquise se o seu curso é oferecido nessa modalidade, se há alguma instituição de ensino próxima para os encontros presenciais e também a qualidade da instituição de ensino, as referências e se vale a pena se matricular nesse local. Fazer uma faculdade é uma decisão importante, e tão importante quanto isso é decidir com tranquilidade a melhor escolha para o seu caso para ter um bom curso, aprender o que é necessário e se aprimorar para o seu futuro. Portanto, avaliar tudo que é necessário é fundamental para isso.

Nesse texto mostramos como fazer faculdade à distância vale a pena, pois o aluno não vai perder conhecimento e terá todos os benefícios citados. Então, se você está pensando em estudar na modalidade EAD, avalie e aproveite as vantagens desse modelo de estudo.