Quanto custa uma faculdade a distância?

0
358

Se você pensa em fazer uma faculdade à distância, uma dúvida comum que pode estar surgindo é sobre o valor da mensalidade e do curso. Isso porque essa acaba sendo uma vantagem também, já que costuma ser mais barato estudar nessa modalidade. Afinal quanto custa uma faculdade a distancia? Um curso EAD costuma ser em média 30% a 60% mais barato do que na modalidade presencial. Mas em alguns casos pode ser até mais do que isso, dependendo sempre do curso e da instituição. O valor vai depender de cada instituição, mas nesse texto vamos falar um pouco mais dessa questão financeira para te ajudar a decidir de que forma estudar.

A mensalidade EAD é mais barata porque a faculdade elimina vários custos como o espaço físico, sala de aula, equipamentos e materiais. Isso reduz consideravelmente o valor das despesas da instituição. E para o aluno também, já que no curso à distância os gastos serão em um computador e internet, o que provavelmente ele já tem na sua casa. Sem contar com o conforto de poder estar em casa estudando.

Segundo pesquisa realizada, o preço médio de um curso superior à distância é de R$ 260 por mês. E quase metade das instituições de ensino que oferecem o EAD cobram um valor dentro dessa faixa. Mas claro que pesquisando você irá encontrar outras opções ainda mais em conta, com valores que podem começar com R$ 150 por mês. Importante lembrar também que depende muito do curso. Licenciaturas e cursos teóricos tendem a ser mais em conta por exigirem menos atividades práticas de laboratório. Já cursos da área de saúde ou engenharia costumam ter uma mensalidade mais alta, porque precisam de equipamentos específicos, exigem mais encontros presenciais e práticas de campo.

Economias que não podem ser ignoradas

Claro que em um primeiro momento, o valor da mensalidade parece ser o único custo mensal que você terá. Mas não podemos esquecer dos valores que você vai deixar de gastar fazendo uma faculdade à distância. Tirando o valor da mensalidade, automaticamente você deixará de pagar o transporte, o que não costuma ser muito barato, também pode tirar os custos de materiais e xerox e a alimentação. Claro que você ainda vai se alimentar, mas a economia será muito maior fazendo suas refeições em casa. Sem contar o tempo de deslocamento, que vai fazer com que sua vida tenha mais tempo e você consiga fazer mais atividades e ser mais produtivo.

Portanto, uma faculdade EAD custa um valor muito mais acessível que a presencial. Claro que dependerá de que curso você escolher, mas a economia no seu bolso, e também a economia do tempo de deslocamento, vão valer muito a pena. E você não vai deixar de estudar e se especializar para o seu futuro.

Avalie as opções EAD para seu curso desejado e comece seus estudos, pensando no seu futuro!

Conheça as Melhores Faculdades ead do Brasil em 2018.