QUAL FACULDADE DEVO ESCOLHER: EAD OU PRESENCIAL?

0
118

Está saindo do Ensino Médio ou já está parado nos estudos há um tempo e deseja iniciar uma faculdade? Na maioria das vezes surge aquela dúvida: Faculdade EAD ou Presencial?

Conforme o tempo vai passando, a tecnologia vem se tornando cada vez mais presente em nosso cotidiano, com o objetivo de tornar nossos afazeres práticos e ganharmos mais tempo para as demais responsabilidades. Por isso, surgiu a Faculdade EAD, autorizado pelo MEC, foi disponibilizado alguns cursos em que você pode cursar e que não irão ter menos valor no momento de receber seu diploma.

Se você possui uma rotina muito corrida, com muitas responsabilidades (trabalho, casa, família…) e mesmo assim têm o desejo de fazer uma faculdade e não toma iniciativa pelo fato de precisar estar presente todos os dias em algum período, acredito que seu maior problema está chegando ao fim, pois agora temos opções de cursos a distância em Faculdades EAD. Continue lendo o texto, iremos responder mais dúvidas que surgem após receber essa notícia.

COMO FUNCIONA UMA FACULDADE EAD?

Os cursos de graduação EAD estão crescendo muito nos últimos tempos, mesmo que ainda exista um certo preconceito com os mesmos, grande parte das Faculdades Públicas e Privadas implantaram em seu sistema Faculdades EAD com suas diversas formas: Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo. Pelo fato de existir alguns mitos contra a Faculdade EAD, vamos explicar como funciona e no fim entenderá que não possui interferência na hora de receber o seu diploma e atuar em sua profissão, por isso, continue lendo o texto.

A mudança que ocorre de uma Faculdade EAD para a Presencial é o fato de que os professores e alunos não precisam estar todos os dias em um ambiente de sala de aula naquele mesmo horário, tendo então como conciliar suas responsabilidades do dia a dia com os estudos. Mas, você precisará de organização com os dias decididos que serão voltados para os estudos.

No entanto, a grade curricular continua a mesma, independente do curso escolhido, as provas serão realizadas no Ambiente Virtual (AVA) e com uma certa frequência em um dia selecionado presencialmente na Instituição, trabalhos e atividades serão realizados no ambiente virtual também. Você terá acesso a materiais de apoio, professores online e poderá usufruir da estrutura da Faculdade escolhida quando preciso, como Sala de Informática ou Biblioteca.

Para ingressar em uma Faculdade EAD os critérios são os mesmo também:

  • Conclusão do Ensino Médio
  • Realizar o vestibular da instituição
  • Pode apresentar também a nota do ENEM, caso tenha realizado.
  • Existe opções de Bolsas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Até a próxima!