O que é um curso EAD?

0
379

Se você está querendo estudar ou retomar os estudos, certamente já se deparou com informações, textos e sugestões de fazer um curso EAD. Modalidade cada vez mais popular, o ensino à distância acaba gerando muitas dúvidas para quem ainda não o conhece. Se chegou nesse texto por esse motivo, continue com a gente que vamos explicar o que é um curso EAD e as vantagens por escolher este modelo de ensino.

Como é um curso EAD na prática?

EAD é a sigla para ensino à distância, modalidade de ensino em que o aluno e instituição encontram muitas vantagens e por isso está se tornando tão popular. Estudar dessa forma é muito prático e simples, como você pode estar pensando. O aluno, para estudar dessa forma, precisa de um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática apenas. Garantindo isso, o resto é mais simples ainda.
Os passos necessários são a escolha do curso, da instituição de ensino e a aprovação no processo seletivo. Depois disso, é feito o acesso ao site, onde surge um ambiente inovador e dinâmico, que são disponibilizadas inúmeras ferramentas, conteúdos de aulas, exercícios e trabalhos. O e-mail, nesse caso, é muito utilizado para a comunicação com o professor. No entanto, vale lembrar que o Ministério da Educação (MEC) exige que alguns encontros e atividades sejam presenciais. Esses encontros são realizados em unidades da instituição de ensino, os chamados polos presenciais. Então o curso não será 100% EAD, mas a maior parte dele sim.
Como a maior parte ocorre de forma virtual, quem tiver interesse em ingressar na modalidade precisa ter disciplina, dedicação e muita organização para aprender tudo que é ensinado e aproveitar o ensino. De nada adianta se inscrever e não fazer as aulas nem aprender nada, certo?

Como é um curso EAD?
Menina estudando em casa.

O público do EAD

Pessoas que tem pouco tempo livre e precisam conciliar emprego e estudo, além de quem não tem muitas condições financeiras de arcar com uma mensalidade de uma instituição de ensino presencial, acabam se beneficiando muito com o ensino à distância, que está sendo oferecida cada vez mais. No EAD, o aluno estuda no conforto de sua casa, pode rever os materiais durante a semana ou só nos finais de semana ou no horário que achar melhor.
Além disso, não tem gastos com deslocamento e não perde o tempo se deslocando. Sabemos que o trânsito em qualquer cidade demora e não precisar enfrentar isso para estudar é um alívio no tempo e no bolso.

Pensando desta maneira, um curso EAD é a oportunidade de estudar sem precisar sair de casa e com todos os benefícios que foram citados. Assim, os dois lados saem ganhando e a flexibilidade oferecida vai ser um grande diferencial para seus estudos. Claro que você precisa avaliar se está preparado para estudar dessa forma e ver se o seu curso escolhido é oferecido nessa modalidade.
Lembre-se sempre que sem organização e disciplina não vai ser possível estudar no formato EAD. Pense com tranquilidade e tome a melhor decisão do futuro dos seus estudos e da sua educação.