O que é o ensino à distância?

0
264

Saber exatamente o que é e como funciona o ensino à distância, também conhecido como EAD, é uma dúvida comum. Afinal, a modalidade cada vez mais popular ainda gera muitas dúvidas e muitos não conhecem esse formato de estudo. O próprio nome já dá algumas dicas de como será o estudo, mas nesse texto vamos explicar melhor para te tranquilizar na sua escolha.

Ensino à distância vale a pena?

Resumidamente, o ensino à distância é a modalidade de ensino que o aluno estuda de onde estiver e não precisa comparecer na instituição de ensino. Basta ter um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática para que seja possível estudar dessa forma. A instituição também sai ganhando, pois não precisa de espaço para receber todos os alunos no mesmo horário e acaba gerando uma economia.
Por isso também que o custo do ensino à distância costuma ser até 30% menor do que em cursos presenciais. Com o avanço das tecnologias e uma vida cotidiana cada vez mais corrida, essa opção que surgiu acaba se tornando uma excelente ideia para a maioria das pessoas que pretendem estudar.
O aluno não precisa ir até a instituição de ensino, economizando o tempo e o dinheiro de deslocamento, pode estudar no conforto de sua casa ou onde achar melhor e ainda com a vantagem de pagar um valor menor para se especializar. Sem contar que algumas instituições oferecem até descontos nas mensalidades dos cursos EAD em alguns momentos. Então vale a pena ficar sempre de olho.

O que é o ensino à distância?
Mulher pensando e olhando para cima com dúvida.

O ensino não será prejudicado

Algumas dúvidas são comuns quando se fala do ensino à distância. Uma delas é sobre o diploma. Importante ressaltar que não há nada especificando se a faculdade foi feita à distância ou presencialmente. Os cursos EAD são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, o ensino está garantido e você não vai sair perdendo chances no mercado de trabalho.
Também não podemos esquecer de citar que algumas aulas ou provas deverão ser feitas nas instituições, pois o MEC exige que algumas atividades sejam presenciais. O curso não é 100% à distância, mas boa parte dele é feito de onde você estiver.
Fundamental também para quem quer optar pelo ensino à distância é ter disciplina e organização. Caso não tenha e não esteja preparado, você vai investir no seu conhecimento e não vai aproveitar nada, nem aprender, já que não estará focado e assim não participará das aulas. Por isso é importante você se conhecer e saber se esse tipo de ensino serve para o seu caso.

São muitos pontos positivos que fazem do ensino à distância uma ótima alternativa, como vimos nesse texto. É uma modalidade que tem a qualidade garantida pelo MEC e o aluno não sairá perdendo em nada. Portanto, vale a pena pensar na possibilidade de estudar dessa forma. Pense se está pronto, pesquise se o seu curso é oferecido nessa modalidade e se há uma instituição de ensino próxima e veja se não vale a pena aderir ao EAD.