O que é Educação a Distância?

0
242

Se o seu objetivo próximo é estudar, seja fazendo uma faculdade, pós ou até mesmo um curso profissionalizante, certamente vai se deparar com opções que oferecem a educação a distância. Cada vez mais popular no Brasil, a modalidade EAD está se destacando no mercado da educação por todas as vantagens proporcionadas. Mas se você não sabe o que é educação a distância e quer entender melhor, fique tranquilo, pois nesse texto vamos falar sobre o tema.

Entendendo a Educação a Distância

Segundo definição do próprio Ministério da Educação (MEC), o ensino à distância é a modalidade onde alunos e professores estão separados, física ou temporalmente, e por isso é necessária a utilização de meios e tecnologias de informação ou comunicação.

Basicamente, as aulas dispensam a presença do aluno em determinado dia e horário na instituição, o que gera economia para o estudante, para o local em que ele estuda e também proporciona um considerável ganho de tempo no dia, já que o deslocamento não é necessário.

Importante lembrar que o curso não será 100% feito na modalidade a distância, pois é exigida a presença em algumas ocasiões na instituição de ensino. Mas a quantidade de vezes em que é necessário ir até o local será muito menor. Tudo vai depender de cada curso oferecido.

A modalidade tem regulamentação e é reconhecida pelo MEC assim como cursos presenciais. Então você pode ficar tranquilo em relação a isso.

Se você tem dúvidas sobre a validade do diploma e também a forma de como o mercado de trabalho vai receber a informação que você estudou EAD, não se preocupe, pois este é mais um motivo para você ficar tranquilo. Além do curso EAD ser reconhecido pelo MEC, no diploma não estará especificado se os seus estudos foram presenciais ou não. Então não há porque se preocupar.

Como funciona o Curso e a Faculdade EAD?

O processo todo é bem simples. O aluno, para estudar na modalidade à distância, precisa de um computador e acesso à internet, além de conhecimentos básicos de informática. Garantindo essa primeira parte, o restante é muito simples. Depois de escolher o curso, a instituição e ser aprovado no processo seletivo, é feito o acesso ao site. Você estará em um ambiente dinâmico e diferenciado, onde estarão disponíveis várias ferramentas, o conteúdo das aulas, exercícios e trabalhos.

Por e-mail e dentro da plataforma do curso você pode se comunicar com seu professor e sempre que necessário tirar dúvidas para aprimorar o seu conhecimento. E como a maior parte do aprendizado vai ocorrer de forma virtual, é fundamental que você tenha disciplina, organização e dedicação para não deixar os estudos de lado.

Com a facilidade proporcionada pela modalidade de ensino, quem acaba fazendo EAD são pessoas com pouco tempo durante o dia e também com menos condições financeiras de frequentar uma instituição de ensino tradicional. O EAD se torna a melhor oportunidade para não deixar de investir e aprimorar os conhecimentos.

Com esse texto, acreditamos ter deixado claro como funciona o ensino à distância, o que é e de que forma você pode se beneficiar dele. Aproveite essa oportunidade oferecida e não deixe de estudar, pois com tanta facilidade vai ser muito tranquilo aprimorar seus conhecimentos.

Para lhe ajuda ainda mais, leia estes dois artigos:

Prós e Contas de um Faculdade EAD.

Quais as melhores Faculdades EAD do Brasil em 2018.