Graduação a distância é uma boa opção?

0
262

Quem está buscando fazer uma graduação e não tem tanta condição financeira, ou mesmo procura algo com mais flexibilidade e conforto, acaba se deparando com a oportunidade de estudar EAD (Ensino a Distância). A modalidade já é muito comum, especialmente em cursos profissionalizantes. Mas fazer graduação à distância é uma boa opção? Vale a pena? Vamos responder isso nesse texto.

Sobre fazer uma graduação à distância

É importante ressaltar alguns pontos para que você entenda melhor sobre estudar à distância. Em primeiro lugar, uma graduação nessa modalidade não é 100% virtual. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) exige que todas as graduações à distância tenham pelo menos avaliações presenciais. Dependendo do curso escolhido, também há a necessidade de ter um laboratório e algumas atividades realizadas neles, onde terão tutores que irão acompanhar os estudantes. Para serem credenciados, os polos precisam ter infraestrutura, biblioteca, salas de estudo, entre outras exigências. Ou seja, independente do curso vai ser necessário em algum momento você ir até a instituição de ensino.

Outro ponto importante de ressaltar é que uma graduação EAD tem a mesma duração que uma presencial. O MEC exige que o curso à distância tenha a mesma estrutura curricular e carga horária. Além de ter a mesma exigência para saber se o curso está de acordo e pode ser oferecido. Isso quer dizer que uma graduação à distância não é mais “fácil”, como costuma ser dito.

Diploma e Aulas

Sobre o diploma, importante ressaltar que a validade é a mesma do curso presencial. No seu diploma não especifica se o curso foi feito EAD ou não. Ou seja, tem a mesma validade. Então não é motivo para se preocupar com a credibilidade.
Sobre as aulas, engana-se quem acredita que é só assistir videoaulas e você fará sua graduação. Assim como em um curso presencial, você terá material didático para ler, exercícios no computador e debates em fóruns virtuais. Além da prática em laboratório e outras atividades presenciais que podem ser feitas no polo. Para saber mais veja este artigo que fala sobre Como funciona uma Faculdade EAD.

Sempre que necessário você terá um professor responsável para tirar suas dúvidas, e pode até marcar encontros presenciais com ele, dependendo de sua dificuldade. Portanto, você estará estudando em uma modalidade diferente, com mais liberdade e flexibilidade, mas não perderá em nada para uma faculdade presencial, pois o MEC garante toda a qualidade necessária.

Claro que fazer uma graduação inteira EAD exige disciplina e autonomia do aluno, que deverá ter cuidado com sua rotina e tarefas do cotidiano para não deixar de estudar.

Conheça as 14 Melhores Faculdade EAD do Brasil neste link: Quais as Melhores Faculdades do Brasil em 2018?

O objetivo nesse texto foi te mostrar como uma graduação à distância tem a mesma validade do que um curso presencial e você pode fazer sem nenhum problema. Além de ter custos mais baixos, você pode estudar no conforto de sua casa e economizar tempo de deslocamento, o que é sempre vantajoso. Para começar a estudar, pesquise bastante para escolher a melhor graduação que se encaixe com o seu perfil e suas necessidades. Veja sua avaliação no MEC e se ela tem toda a estrutura necessária antes de fazer sua matrícula.
Depois disso é só se inscrever e começar a estudar!

Veja este artigo para você saber das vantagens (maioria) e desvantagens de fazer uma Faculdade EAD: Faculdade EAD vale a pena?