Fazer faculdade a distância é uma boa opção?

0
543

Dentre todas as possibilidades de ensino, uma que está se popularizando e com cada vez mais adeptos é o ensino à distância ou mais conhecido como EAD. Claro que ainda é algo que está começando, o que acaba gerando muitas dúvidas, mas por todas as vantagens acaba conquistando muitos fãs. Com isso você pode ter a dúvida se fazer faculdade à distância é bom. Fique tranquilo que nesse texto vamos tentar responder essa questão.

Vale a pena fazer faculdade à distância?

É importante ressaltar que vai depender do seu perfil como aluno. Se você não se sente pronto para isso, não é tão organizado como gostaria ou acha que não vai fazer as atividades sem ter uma supervisão por perto, definitivamente o ensino à distância não é para você. Mas caso você seja organizado, tenha pouco tempo e não tenha condições de investir todo o valor necessário para uma faculdade presencial, então o EAD é a solução para o seu caso. Isso porque, já que você consegue estudar da sua casa, será necessário ter disciplina para assistir as aulas, fazer os exercícios e tarefas que são exigidas e aprender sobre o curso que está estudando. A disciplina é fundamental para você não deixar o estudo de lado e se comprometer com as aulas.

As vantagens compensam muito, já que faculdades à distância no geral costumam ter custo de até 60% a menos do que uma presencial, isso sempre dependendo de cada caso. E a economia no transporte, alimentação e de tempo no deslocamento também são fatores importantes para lembrar na hora de decidir.

Veja este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre os prós e contras de fazer uma Faculdade EAD.

Dúvidas que sempre surgem sobre o ensino EAD

Para as pessoas que estão conhecendo essa modalidade, pode ser que surjam dúvidas se vale realmente a pena, se o ensino é de qualidade e como será no mercado de trabalho. Primeiro, todos os cursos EAD são regulados pelo Ministério da Educação (MEC), o que aponta a qualidade. Algumas instituições que possibilitam essa modalidade de ensino têm notas mais altas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) do que as presenciais, o que também mostra que o ensino é de muita qualidade. E sobre o mercado de trabalho, não há um problema em relação a isso, já que no seu diploma, por exemplo, não fala se o curso foi feito na modalidade à distância ou presencial. Então não há uma distinção na hora de conseguir uma oportunidade.

Fazer uma faculdade à distância é bom para quem tem pouco tempo, quer ou precisa economizar e procura uma forma de estudar com mais conforto e flexibilidade. Sem dúvidas, é uma ótima forma e que tem todas as credenciais necessárias que garantem que o ensino é realmente bom.

Pesquise com calma sobre as faculdades à distância (conheça as 14 melhores Faculdades EAD do Brasil), veja as instituições que oferecem o curso que você tem interesse e fique tranquilo, pois a qualidade estará garantida. E aproveite as vantagens de poder estudar na sua casa, confortável e ainda economizando.