Faculdades que valem a pena fazer

0
148

Decidir qual faculdade fazer é uma das maiores dificuldades para quem está terminando o ensino médio ou mesmo quem ainda não fez uma faculdade e está pensando em fazer. Isso porque com as mudanças e transformações que ocorrem o tempo todo, fica a dúvida se o curso pretendido realmente vai ter retorno financeiro, oportunidades de trabalho interessantes e se é melhor fazer uma faculdade ou um curso de especialização. Para responder essas dúvidas, vamos falar nesse texto um pouco mais desse assunto e apontar algumas profissões que estarão em destaque no futuro.

Qual faculdade escolher?

É claro que essa dúvida sempre vai depender de cada pessoa, seus sonhos, desejos e objetivos. Administração, contabilidade, direito, engenharia e medicina eram os cursos que nossos pais e familiares sempre recomendavam, por ter oportunidades de trabalho e proporcionarem mais retorno financeiro. Atualmente isso não faz mais tanto sentido.
O que também deixa muitos estudantes na dúvida é o tempo para concluir uma faculdade, já que cursos completos duram pelo menos quatro anos. Em alguns casos, como administração, muitos estão preferindo fazer um curso tecnólogo, focado em uma área específica, como gestão e negócios, por exemplo, para evitar fazer um curso completo de administração. Outras áreas estão ganhando muito destaque também como produção cultural, produção industrial ou até mesmo comunicação. A vantagem dos cursos tecnólogos é que a duração é menor, de dois a três anos, e com foco em uma área específica de uma profissão.
O EAD também entra com força nesse cenário, já que quem não quer demorar tanto tempo ou não tem tanto dinheiro para investir, acaba optando pelo ensino à distância.
Abaixo vamos falar de algumas áreas que prometem ser promissoras no futuro.

Qual faculdade escolher?
Estudante pensando.

Tecnologia

Profissões que reinventam processos e otimizam tarefas sempre terão um lugar de destaque no mercado. Se no futuro robôs irão fazer alguns trabalhos feitos por humanos, alguém precisará operar e criar esses robôs, por exemplo. Então oportunidades profissionais parecem não faltar nessa área, que abrange vários cursos.

Mercado online

Em crescimento constante, crescendo inclusive durante a crise, a área online, focada em cursos e e-commerces, é uma excelente aposta para o futuro, pois não para de crescer. Não estamos falando apenas de áreas tecnológicas, que também serão necessárias, mas todas as habilidades que fazem parte desse mercado. Administração, design, marketing e publicidade são áreas que terão muita demanda no futuro focando no mercado online.

Sustentabilidade

Cada vez mais em alta, além do aspecto ambiental, que é muito importante, a sustentabilidade também é uma aliada das empresas. Cada vez mais os empreendimentos estão tentando dar atenção para essa área, focando na responsabilidade social e no papel que desempenham dentro da organização. E a tendência é só ter ainda mais demanda, já que ser sustentável é sempre fundamental. Engenharia Ambiental ou Engenharia Química são dois exemplos de cursos que tem total relação com a área e serão muito requisitados no futuro.

O que devo levar em conta na hora da escolha?

A escolha do seu curso depende de vários fatores. Suas paixões, desejos, objetivos na vida e de que forma você quer contribuir para o mundo. Isso vai ser a base para sua escolha. Mas não podemos negar os avanços tecnológicos, o mercado de trabalho como se apresenta e as tendências para o futuro. Falamos um pouco mais sobre isso com alguns exemplos de cursos que serão necessários muito em breve para que você reflita para decidir quais faculdades valem a pena. Pense com calma, avalie o cenário da área que quer atuar e tome a sua decisão pensando no seu futuro!