Faculdade semipresencial é uma boa opção?

0
819

Como o próprio nome já deixa a entender, uma faculdade semipresencial é aquela que tem algumas aulas presenciais e outras à distância. Com a popularização do ensino à distância, pode surgir a dúvida se essa forma de ensino vale a pena e se é melhor que uma faculdade presencial ou uma EAD. Nesse texto, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Entendendo uma faculdade semipresencial

Existem diversas formas de ensino semipresencial, sempre dependendo de cada instituição. As duas mais conhecidas são onde as faculdades presenciais oferecem matérias que podem ser cursadas à distância ou faculdades à distância que organizam aulas e eventos semanais presencialmente.

Essas modalidades diferentes de ensino, como a semipresencial e o EAD, começaram a ganhar espaço no mercado tirando proveito das tecnologias de comunicação para assim oferecer flexibilidade e o acesso a uma formação de qualidade.

Sempre de olho nesses avanços, as faculdades presenciais começaram o movimento de oferecer em seus cursos algumas disciplinas à distância. Assim algumas aulas não exigem a presença do aluno na instituição.

Já o outro formato surgiu por meio de cursos totalmente à distância. As faculdades criaram uma estrutura para transmitir aulas para os polos de apoio presencial e algumas atividades precisam ser feitas no local. Os encontros presenciais periódicos são obrigatórios e a avaliação final das matérias é feita obrigatoriamente na forma presencial.

A ideia de semipresencial pode parecer que o curso é metade presencial e metade à distância. Nos cursos presenciais, onde atividades EAD são oferecidas, a proporção é diferente, com no máximo 20% da carga horária podendo ser à distância. Isso é ideal para quem busca mais flexibilidade, mas vale lembrar que as disciplinas à distância não são mais fáceis e nem exigem menos do aluno. Veja este artigo para entender o porque vale a pena você estudar a distância.

No caso dos cursos que originalmente são à distância, encontros presenciais periódicos, agendados com antecedência, ocorrem nas instituições. No restante do tempo, as atividades são realizadas pela internet. Os encontros presenciais podem ocorrer uma ou até mais vezes por semana, sempre dependendo de cada instituição e curso. Veja quais são as melhores faculdades EAD do Brasil.

Ressaltamos que o diploma de um curso semipresencial de uma universidade reconhecida pelo MEC tem o mesmo valor que uma graduação presencial. Com esse diploma você comprova seu ensino e tem as mesmas possibilidades no mercado de trabalho. Então com essa flexibilidade e as vantagens citadas, fazer faculdade semipresencial é bom e uma ótima forma de estudar um pouco mais para se aprimorar.

O importante é você se certificar como funcionam a sua faculdade e escolhida, para assim ter certeza que você estará fazendo a melhor escolha.