Faculdade EAD funciona?

0
364

Pensando em fazer faculdade à distância e na dúvida se realmente é uma boa opção? Com tantas facilidades atualmente, estudar no conforto de casa também se tornou uma excelente ideia. Claro que por ser algo relativamente novo, gera várias dúvidas. A mais comum certamente é da eficácia do ensino à distância, popularmente conhecido como EAD. Fazer faculdade EAD funciona? Vamos falar disso nesse texto.

Escolhendo uma graduação EAD

Claro que como qualquer área na vida, fazer faculdade à distância tem vantagens e desvantagens. Se você precisa e gosta de contato mais próximo e frequente com colegas, professores e sente necessidade de estar em um ambiente que inspira e incentiva o aprendizado, pode sofrer um pouco ao começar a estudar na modalidade EAD. Entretanto, caso você esteja disposto a se especializar em um formato diferente, essa é uma excelente ideia.
Como você deve imaginar, estudar à distância é sinônimo de economia de tempo e dinheiro. Tempo, pois você não precisará se deslocar até a instituição de ensino para estudar, e dinheiro porque vai economizar em transporte, alimentação durante as aulas e também na mensalidade, que costuma ser 30% mais barata do que uma instituição de ensino tradicional ou até mais em alguns casos. Importante lembrar que o Ministério da Educação (MEC) exige que algumas aulas e provas sejam realizadas presencialmente. Então em alguns momentos será necessário ir até um polo presencial para cumprir suas obrigações e estudar. Ainda assim, a frequência é bem menor do que em um curso totalmente presencial.

Dedicação é fundamental para o EAD
Pessoa escrevendo em um caderno.

Dedicação é fundamental nesse caso

Se você tem dúvidas se uma faculdade à distância funciona para o seu caso, a resposta está na sua dedicação e comprometimento com os estudos. Isso porque a qualidade é garantida pelo MEC e não há motivos para se preocupar com isso. No entanto, para estudar, ter resultados e valer a pena o investimento no ensino EAD, você precisa ter muita dedicação e disciplina para os estudos, fazer os exercícios e assistir as aulas. Caso contrário, você apenas estará pagando uma mensalidade sem usufruir de nada do que está sendo ensinado na plataforma de ensino. Isso pode parecer simples, mas não são poucos os casos de pessoas que realmente se prejudicam estudando à distância por não terem a disciplina necessária e estarem acostumados com o ensino presencial e tradicional. Fundamental é você avaliar antes de tomar sua decisão e ver se essa modalidade de ensino é para você e se os benefícios vão se aplicar para o seu caso.

De qualquer forma, é importante antes de decidir, pesquisar e ver se o seu curso é oferecido na modalidade EAD, se há um polo presencial próximo para os encontros que serão necessários e se você está realmente preparado para estudar nessa modalidade. Pense, reflita e analise todos os cenários antes de tomar uma decisão tão importante.
Mas não tenha dúvidas de que o EAD veio para ficar e com tantas vantagens é difícil não pensar nele como uma possibilidade de se aprimorar nos estudos.