Estudar a distância (EAD) vale a pena?

0
340

Você está sem tempo e/ou querendo economizar um grana? Nesse caso, o que costuma aparecer e ser bem atrativo são as opções de cursos EAD. Os custos são muito menores e a qualidade é garantida pelo Ministério da Educação (MEC). Mas, afinal, estudar a distância vale a pena? É isso que vamos responder no texto de hoje.

Pontos importantes sobre estudar a distância

Muitas dúvidas surgem em quem pensa nessa modalidade de ensino. A primeira delas é se realmente é confiável e o aprendizado será de qualidade. Como as instituições são reconhecidas pelo MEC e com o mesmo critério de avaliação das faculdades presenciais, isso não é um problema. Portanto, pode ficar tranquilo com relação a isso.

Outra dúvida comum é sobre a validade do diploma, se o curso será reconhecido pelo mercado da mesma forma e como funciona toda essa situação. Sobre o assunto, vale lembrar que no diploma não terá nada especificando se o curso foi feito a distância ou presencial, ou seja, os dois tem a mesma validade.

O Valor investido é um diferencial!

O que não podemos esquecer é da questão financeira. Estudando na modalidade a distância, os custos serão muito menores. Claro que depende de cada curso e instituição, mas por não necessitar do espaço físico e com isso não ter despesas relacionadas, se torna muito mais barato também para a faculdade ou universidade.

E você, aluno, ainda vai economizar no transporte, alimentação e no tempo de deslocamento, que costuma ser sempre cansativo. Os estudos serão feitos no conforto da sua casa e isso tem um diferencial que vai contar positivamente para os seus estudos, desde que você se organize e tire um tempo para estudar durantes alguns dias da semana ou durante o final de semana.

É válido lembrar que a faculdade não é 100% EAD. Ou seja, alguns encontros presenciais, seja para atividades ou provas, são obrigatórios pelo MEC. Então em momentos específicos será necessário ir até a instituição de ensino para estudar. Veja este artigo e entenda mais sobre Como funciona uma faculdade EAD.

Então, estudar a distância vale a pena?

A melhor resposta para essa pergunta é: depende. Você precisa avaliar com calma e ver se tem perfil para isso. O contato presencial será menor e a interação pode não ser da forma que você gostaria. Portanto, é necessário avaliar com calma.
Como vimos nesse texto, há muitas vantagens em optar por esse tipo de modalidade de ensino e você não sairá perdendo em nenhum aspecto por não estar fazendo um curso presencial. O ensino será o mesmo, os professores tem a qualificação necessária e exigida pelo MEC e você não deixará de ter seu aprendizado.

Se você tem pouco tempo, pouco dinheiro para investir, nenhuma instituição de ensino perto da sua casa e precisa conciliar uma vida corrida, pelo menos por algum tempo, o ensino a distância, sem dúvidas, é a melhor opção para o seu caso. EAD é uma forma de estudar que veio para ficar e cada vez mais pessoas estão utilizando essa modalidade, portanto, avalie todas as possibilidades, pois estudar a distância vale a pena. Veja também este artigo sobre os Prós e Contras da Faculdade a Distância.