Curso EAD é bom?

0
306

Estudar é uma necessidade de qualquer pessoa, já que se aprimorar e ter conhecimentos é sempre necessário. Pensando em aprimoramento, sempre pesquisamos as opções disponíveis para atender as nossas necessidades. Com isso, uma forma de estudar que está cada vez mais popular é a educação à distância, popularmente conhecida como EAD. Entretanto, uma dúvida surge em meio à este debate, o curso EAD é bom? Vamos responder isso nesse texto agora.

Vantagens e desvantagens do curso EAD

O ensino à distância tem uma vantagem considerável que o próprio nome já diz. O aluno pode estudar de qualquer lugar, desde que tenha um computador com acesso à internet e domínio básico de informática. Essa é uma grande vantagem e que acaba atraindo a atenção de muitos estudantes interessados em mais flexibilidade e tempo para manter a vida corrida e estudar.
Por não ser presencial, a instituição de ensino também economiza o espaço cedido e assim as mensalidades costumam ser mais baratas. Até 30% ou mais em alguns casos. Sem contar com instituições que oferecem promoções nas mensalidades. Então um curso EAD é bom por todos esses sentidos.
O aluno também vai economizar no transporte até a faculdade, alimentação e o tempo de deslocamento, que não costuma ser pequeno.

curso ead é bom?
Duas pessoas estudando em casa

Dúvidas da modalidade

Claro que por ser algo relativamente recente, o EAD gera muitas dúvidas. Algumas pessoas acreditam que o ensino não tem a mesma qualidade das instituições que oferecem cursos presenciais. Mas aí está um grande engano. O Ministério da Educação (MEC) reconhece os cursos oferecidos à distância, o que garante a qualidade. E constantemente as instituições são avaliadas. Além disso, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), faculdades que oferecem cursos EAD costumam ficar na frente de presenciais, o que mostra também que o ensino está garantido.
O que pode ser uma dificuldade realmente é o perfil de cada aluno. Nos cursos à distância, o MEC exige que alguns encontros e provas sejam presenciais. Mas não ocorre com tanta frequência. E se você gosta de ficar em contato direto com outros alunos, com o professor e precisa de um ambiente mais adequado para conseguir estudar, pode ser que o EAD não seja a melhor opção para o seu caso. Além disso, disciplina e organização são fundamentais para que você estude em casa ou onde estiver e não deixe seu ensino de lado, já que não terá ninguém te monitorando. Por isso antes de tomar essa decisão, o melhor é pensar com tranquilidade e avaliar se essa opção é a melhor para suas necessidades.

Não podemos negar que os cursos EAD vieram para trazer muito mais facilidades para quem tem pouco tempo, poucas condições financeiras, mas não quer deixar de estudar. São muitas vantagens, financeiras e de tempo e conforto, que fazem essa modalidade de ensino valer a pena. Por ter a garantia pelo MEC, também há a tranquilidade que o ensino não vai perder em nada para os cursos presenciais. Sendo assim, não há dúvidas de que o EAD é uma boa opção. Portanto, pesquise se o seu curso tem a opção EAD, veja se há um polo presencial da instituição perto de onde você mora, para os encontros presenciais, e faça um curso EAD, pois vai valer o investimento!