Como funciona a faculdade EAD?

0
306

No momento em que vivemos, com tanta tecnologia disponível, cursos online em alta e cada vez mais facilidades para o dia a dia, o que também surgiu para ajudar esse cenário foi a faculdade à distância, ou faculdade EAD. Por ser relativamente novo no mercado, ainda é um tema que gera muitas dúvidas. Você sabe como funciona a faculdade EAD? Caso tenha dúvidas, continue lendo esse texto que vamos explicar melhor.

O funcionamento da faculdade EAD na prática

Basicamente, uma faculdade EAD é aquela em que as aulas podem ser assistidas de qualquer lugar, desde que o aluno tenha um computador e conexão com a internet. Isso auxilia o aluno e também a instituição de ensino, que não precisa ceder o espaço físico para cada aula e também tem economias.
Na faculdade EAD, o estudante acessa uma plataforma onde estarão as aulas, atividades e conteúdos a serem aprendidos. Claro que cada instituição tem suas regras e exigências em relação ao que será ensinado e como funcionam as plataformas. As vantagens são percebidas já em um primeiro momento, pois o aluno não precisa ir até a faculdade, pode estudar no conforto de sua casa, economiza tempo e dinheiro em transporte. Há também a questão da mensalidade, que costuma ser 30% ou até mais barata do que uma mensalidade no ensino tradicional. Sem contar que algumas faculdades que oferecem a modalidade EAD também costumam fazer algumas promoções, o que é bacana para você ficar ligado e conseguir pagar um valor mais atrativo a cada mês.
O Ministério da Educação (MEC) garante a qualidade do ensino das faculdades EAD, sempre monitorando e acompanhando cada instituição. Também é importante ressaltar que o MEC exige que alguns encontros e provas sejam presenciais. Portanto, o curso não será 100% EAD, mas a quantidade de presenças nos polos da instituição será muito menor do que em uma faculdade presencial.
Por isso é importante e necessário ver se a instituição de ensino escolhida tem algum polo presencial próximo de sua residência para que fique facilitado o deslocamento quando houver necessidade.
A duração e os conteúdos são os mesmos de uma faculdade presencial, assim como a dificuldade também. Se engana quem pensa que estudar à distância é mais fácil. Trata-se do mesmo ensino, mudando apenas a modalidade em que ele é passado para os alunos.

Faculdade EAD: praticidade e economia
Mulher lendo um livro em casa.

Faculdade EAD: praticidade e economia

Com esse texto, tentamos explicar de forma resumida como funciona a faculdade EAD para você que está pesquisando sobre isso e está na dúvida de qual opção escolher, presencial ou à distância. Estudar na modalidade EAD vale a pena, tem muitas vantagens e a mesma eficácia de cursos presenciais. Você precisa avaliar se serve para a sua situação, se o seu curso é oferecido nessa modalidade e se há algum polo da instituição de ensino próximo da sua casa para os encontros presenciais.
Além disso, você precisa saber se isso vai de encontro com a sua necessidade, se está preparado para esse ensino diferenciado e se tem a disciplina necessária para estudar e ter resultados no futuro. Pense com tranquilidade e tome a melhor decisão pensando no seu futuro.